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Com o avanço da Tecnologia, o Varejo vem se transformando cada vez mais.

E muitas dessas mudanças alteram a própria percepção do Consumidor sobre o setor.

Segmentos que sempre se mostraram resistentes aos canais digitais (ex. itens de consumo rápido e perecíveis) estão, gradativamente, adotando estratégias para entrarem de vez no mundo das vendas on-line e entregarem seus produtos aos Clientes no conforto de suas casas.

E assim, aos poucos, o conceito de Dark Store vai se tornando mais comum!

 

O que são Dark Stores?

São espaços exclusivos para armazenamento, separação e envio de produtos on-line.

Diferentemente dos centros de distribuição tradicionais, as Dark Stores (lojas escuras, em tradução livre), têm tamanho reduzido e estão localizadas em centros urbanos.

Geralmente, ficam em áreas de maior densidade populacional, em que os hábitos de consumo dos residentes já são conhecidos.

O objetivo é bastante simples: o cliente compra da empresa nos canais digitais da marca (e-commerce ou em aplicativos de entrega) e, estando em uma localização próxima à Dark Store, pode escolher entre uma entrega rápida ou retirada do produto no estabelecimento.

 

Proximidade

A ideia é trazer a mercadoria para mais perto do Cliente. Assim, é possível otimizar de maneira significativa a experiência do consumidor.

O Cliente tem o poder de escolha não apenas do melhor canal para adquirir o produto, mas a opção de frete mais apropriada de acordo com o seu perfil e interesse.

Tudo isso sem perder em qualidade nesse processo.

Além disso, agradar o Cliente é uma estratégia fundamental nesse novo momento do Varejo, em que a concorrência está cada vez mais acirrada.

 

Integração

Trata-se de um cenário novo e integrado que exige adaptações e transformações em todas as etapas do processo, ou seja, uma série de cuidados do varejista.

Hoje em dia, diversas marcas oferecem aos Clientes diferentes alternativas de venda (ex. lojas físicas, e-commerce, atuação em marketplaces, franquias, entre outras) para aumentar sua atuação em várias regiões e localidades.

Para que tudo dê certo e funcione da maneira adequada, é fundamental trabalhar todos os canais de venda de maneira otimizada e integrada.

O Varejista precisa contar com uma solução capaz de combinar e reunir todos os pedidos para identificar em todo o estoque a opção mais próxima e segura para aquela compra.

 

Cenário

Embora muita gente ainda não tenha confiança de realizar suas compras de Supermercado pela internet, esse paradigma vem sendo quebrado aos poucos.

Isso se deve especialmente pelo fato de os mais jovens preferirem o comércio eletrônico – o que acaba influenciando quem está por perto.

Com isso, vamos ver cada vez mais a abertura de Dark Stores no mundo. No Brasil, a abertura (ou transformação de lojas) de Dark Stores é uma escolha feita mais pelas grandes marcas de Varejo, principalmente de alimentos, devido ao grande fluxo de produtos.

 

Rappi

Um dos exemplos mais notáveis de Dark Store no Brasil é a Rappi, aplicativo conhecido por fazer diversos tipos de entregas, entre eles o delivery de compras de itens de mercado – que foi uma das principais frentes de crescimento da empresa colombiana durante o período de restrições sanitárias para conter a pandemia de Covid-19.

A companhia, que tem o Brasil como maior mercado no mundo, identificou uma necessidade e uma oportunidade na venda de itens urgentes, com prazo de entrega de apenas 10 minutos!

Para isso, a companhia adquiriu uma startup que já tinha uma versão inicial do sistema de entregas de alta velocidade, mas era voltada a comercializar outros tipos de produtos.

As Dark Stores da Rappi são localizadas em pontos com grande concentração de pedidos de delivery.

A operação visa entregar os produtos em 10 minutos ou menos e, para isso, a distância percorrida pelos entregadores é de cerca de 2 quilômetros.

 

Inovação

É fundamental que os Varejistas compreendam que o Varejo mudou!

O que funcionava há alguns anos não vai trazer os mesmos resultados hoje em dia. É preciso buscar soluções e ferramentas que possibilitam a inovação contínua e, principalmente, que atendam às demandas e preferências dos consumidores.

 

Se você quer saber um pouco mais sobre assuntos relacionados a esse tema, continue acompanhando o nosso blog. Sempre temos novidades por aqui!

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