Você sabe o que é Go Local e como esse conceito pode ajudar a melhorar os resultados de um negócio, seja ele pequeno ou global?
Go Local é uma estratégia de divulgação da empresa com foco na segmentação geográfica.
O objetivo é priorizar iniciativas que colaboram para atrair pessoas que residam ou trabalhem nas proximidades do negócio, até 10 minutos de sua porta.
Empresas de produtos ou serviços criadas para o mercado global se adaptam às culturas locais para se manterem localmente relevantes. Assim, transformam a abordagem aos consumidores em algo mais focado e com potencial de gerar grandes resultados.
O que fazer para ser Go Local?
Certamente não existe uma fórmula mágica. A empresa deve concentrar seus esforços de comunicação em um público mais qualificado, que apresenta mais chances de relacionar-se com a marca. Estratégia é a palavra-chave!
Mas não se engane, a concorrência é acirrada em qualquer tipo de negócio. E quando se trata do varejo, é ainda maior!
Como criar diferenciais?
✔️ Unifique os valores da companhia, mas encontre pontos locais de diferenciação: desenvolva personalidade própria.
✔️ Conheça a comunidade onde pretende atuar: aproveite todo o potencial de empresas, igrejas, eventos comunitários, escolas e, até mesmo, parceiros varejistas.
✔️ Torne o negócio pessoal: saiba o que clientes locais desejam e forneça a eles produtos e experiências que atendam às suas necessidades.
✔️ Ouça reclamações: pesquisas revelam que nove em cada dez clientes insatisfeitos nunca reclamam, pelo menos não para o dono ou gerente do negócio. Ao invés disso, espalham a insatisfação para os amigos e vizinhos, o que não é nada bom! É importante que a empresa receba as críticas para que possa abordar o problema e superar as dificuldades.
TargetExpress
A Target é uma das maiores e mais antigas varejistas dos Estados Unidos. A empresa vende quase tudo: de alimentos a roupas e produtos de beleza, até móveis e brinquedos.
O tamanho médio das unidades é de 12 mil m². Porém, em 2014, a companhia inaugurou a TargetExpress, um novo formato de loja pequeno (cerca de 2 mil m²) que oferece itens essenciais do dia a dia e uma variedade personalizada para cada bairro. Desde então, vem ampliando esse formato de negócio.
Telha Norte Já
Desde que foi lançado, modelo de home center de vizinhança tem movimentado o mercado e dado retorno positivo à empresa.
As lojas Telha Norte Já têm, em média, 200m² e disponibilizam um catálogo de 3 mil produtos dos 40 mil que figuram nos grandes home centers da rede.
Caso o cliente queira algo que não esteja na loja de bairro, pode comprar pelo sistema integrado, com entrega em até 1 hora (produtos que podem ser levados em uma moto) e no mesmo dia para itens que são entregues por caminhão.
A ideia é estar mais perto do cliente e oferecer soluções para quem precisa de agilidade no atendimento e na entrega.
Além disso, oferece serviços como medição da obra, quantificação de material (para evitar faltas e sobras) e empréstimo de amostras de pisos e revestimentos (para arquitetos).
Swift
A Swift é outro exemplo de empresa que investe no conceito Go Local.
Há alguns anos, mudou sua estratégia de negócios e passou a se tornar uma marca de varejo, sendo vendida somente em lojas próprias. O objetivo é tornar a marca cada vez mais próxima do consumidor local, ter contato direto com o cliente, saber o que ele quer.
Mercado varejista
Quem atua no mercado varejista deve estar sempre atento às novidades e aos novos conceitos que surgem a cada dia. Se uma empresa busca direcionar seus esforços para os melhores clientes em potencial, é importante que comece pela própria vizinhança.
O que achou do conteúdo? Continue acompanhando as informações cada vez mais relevantes sobre o universo varejista!