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É notável que o perfil dos consumidores vem mudando a cada dia, e quem tem negócios no varejo sabe bem disso. Com clientes mais exigentes, as ações de vendas tornam-se ainda mais desafiadoras.

Porém, há diversos benefícios que o varejista pode estar deixando de aproveitar e que podem comprometer seu posicionamento no mercado.

Quer saber que vantagens são essas que podem mudar o rumo do seu negócio?

Este conteúdo pode trazer insights para transformar seus processos e estratégias. Acompanhe!

 

Tecnologia

Utilizar informações do próprio negócio para melhorar o seu desempenho tem sido uma necessidade visualizada por muitos gestores no setor de varejo e fora dele.

E a tecnologia Analytics no varejo tem se mostrado uma ótima aposta nesse sentido.

Saber exatamente os desejos do consumidor, o que o desagrada e demais sensações por ele experimentadas no contato com o negócio/marca, permite implementar ações mais efetivas!

 

Sensores de varejo

 Ao usar informações que a tecnologia permite para fazer a análise de dados, é possível ter mais dados sobre o perfil dos consumidores e outras necessidades, por exemplo:

 

✔️ Mapas de calor: tecnologia que analisa o comportamento do consumidor em um estabelecimento comercial através de uma apresentação bidimensional com cores diferenciadas.

Cores quentes têm maior movimentação, e cores frias são as zonas menos visitadas.

Em estabelecimentos físicos, a medição é feita por meio de sensores ou câmeras Wi-Fi com essa funcionalidade.

A tecnologia também é usada no mundo digital, acompanhando a navegação do cliente pelas páginas do site, blogs ou em lojas virtuais.

 

✔️ Contagem de visitantes: dispositivo eletrônico que conta o número de consumidores que entram e circulam em um determinado espaço físico.

Entender a jornada de compra do cliente permite ao varejista conhecer seu comportamento na hora de adquirir produtos, otimizar sua experiência e aumentar sua satisfação. E, por consequência, a conversão de vendas do negócio.

A contagem pode ser realizada com o uso de diferentes tecnologias, entre elas: feixes de luz, sensores dedicados e câmeras Wi-Fi.

Além disso, com o uso da tecnologia é possível analisar a quantidade de visitas únicas e repetidas; o tráfego; localização, caminho e permanência do cliente no estabelecimento comercial ou site, por exemplo; analisar os dispositivos associados; dados anônimos; gerenciamento de filas; entre outros.

 

Vantagens na prática

Ter em mãos essas e outras ferramentas torna possível ao varejista tomar decisões em tempo real, elevar o engajamento do cliente e a rentabilidade na loja, além de maximizar o tempo que a equipe de vendas gasta com os consumidores para diminuir o abandono.

Também ajuda a aumentar a eficácia da exibição e promoção dos produtos para direcionar o tráfego, e a adequar o posicionamento do produto e o layout da loja às preferências do cliente.

 

Ponto de partida

Acompanhar as tendências do mercado é o ponto de partida para se consolidar entre os concorrentes.

Se gosta desse tipo de conteúdo, que traz novidades e soluções para seus negócios, continue acompanhando nosso blog.

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