Skip to main content

Hoje em dia, a experiência do cliente tem um papel fundamental no sucesso do negócio.

Por isso, fora do país, o self check-out é tão bem aceito em supermercados e outros tipos de empresas de varejo.

Por aqui, a tecnologia que favorece a conveniência da operação, aprimorando a experiência de compra, tem o objetivo de revolucionar o mercado – levando a ideia de autoatendimento a um novo nível.

Com isso, aos poucos, o modelo de autoatendimento vai ganhando cada vez mais espaço no Brasil, e isso pode ser excelente tanto para o consumidor quanto para o lojista.

 

O que é?

Como o próprio termo sugere, o self-checkout é um terminal de autoatendimento que funciona como caixa.

O cliente identifica seus produtos de acordo com o código de barras, confere o valor total, realiza o pagamento e embala suas compras – tudo isso sem precisar da presença de um funcionário para concluir o processo.

Em geral, existem câmeras acopladas que permitem o monitoramento do processo em tempo real.

Há algumas lojas que utilizam uma tecnologia diferenciada, na qual não há um terminal de autoatendimento. O self check-out pode ser feito com leitores de código pelo celular, no próprio aplicativo da loja.

Assim, o pagamento digital é processado automaticamente, uma vez que o consumidor conclua a compra.

 

Inovação

Esta é uma maneira ainda mais inovadora de enxergar o autoatendimento, evitando até mesmo o uso de dinheiro e cartões, algo cada vez mais comum no dia a dia do varejo.

A tecnologia de self check-out é ideal para substituir e modernizar o processo de frente de caixa, que em muitos varejos pode ser moroso, entediante e pouco ágil.

Em segmentos mais concorridos, como supermercados, por exemplo, o autoatendimento é fundamental para suprir as necessidades dos consumidores que precisam fazer suas compras de forma rápida e prática.

 

Benefícios do self check-out

✔️ Redução do tempo de espera: a nova alternativa é rápida e eficiente. Com isso, a experiência do consumidor torna-se mais cômoda e agradável, reduzindo filas e satisfazendo mais clientes em menos tempo sem perder qualidade no atendimento.

✔️ Diminuição dos custos operacionais: o self check-out é uma forma interessante e segura de reduzir despesas, especialmente dos custos de mão-de-obra.

✔️ Equipamento multifunções: para usar o self check-out o cliente escaneia os códigos de barras dos produtos na estação do caixa. E quando os produtos não têm código de barras (ex. frutas, verduras e legumes)? Simples! O sistema de autoatendimento possui uma opção de balança própria, com uma tela intuitiva que apresenta as fotos dos produtos para facilitar a pesquisa do consumidor.

✔️ Melhoria na experiência do cliente: o self check-out é uma maneira de aprimorar a visão e a própria experiência do cliente em relação à loja, especialmente no varejo. Isso porque supermercados e outros negócios que têm filas para pagamento geralmente são associados à demora, inconveniência e estresse.

✔️ Otimização do espaço físico: em geral, os caixas de atendimento costumam ocupar muito espaço, principalmente por conta das filas que se formam. Com o self check-out, há diversas possibilidades de otimizar o layout do varejo, permitindo melhor uso das prateleiras, do merchandising e dos pontos de venda. Além disso, torna a experiência de compra mais intuitiva.

 

Varejo inteligente

O self check-out é uma tecnologia alinhada às diretrizes de uma das mais importantes revoluções do segmento: o Varejo 4.0.

Ou seja, a implementação de novas tecnologias nos processos de compra, com o intuito de transformar as experiências dos consumidores, criando um varejo inteligente.

 

 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre self check-out?

Compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer essa alternativa dos varejos modernizarem sua infraestrutura, investindo em uma melhor experiência do cliente.