Skip to main content

O universo virtual é uma das principais tendências tecnológicas para os próximos anos no varejo.

Neste contexto, é possível observar a presença cada vez mais constante do tema realidade aumentada no setor.

Há algum tempo, varejistas dos mais variados segmentos vêm testando uma série de abordagens para o uso da realidade aumentada com o intuito de melhorar a experiência do cliente. E os resultados iniciais são animadores.

Muitos entusiastas acreditam que as empresas que fizerem investimentos desde agora poderão ter grandes benefícios em médio prazo.

A realidade aumentada no varejo, aliada a outras tecnologias, deve mudar a forma de vender, consumir e até de se relacionar com os consumidores – lembrando que a realidade aumentada é considerada um dos alicerces para o metaverso.

 

O que é metaverso?

Essencialmente, é um mundo virtual alimentado por tecnologia 3D, realidade aumentada e realidade virtual, que busca integrar os mundos real e virtual através de dispositivos digitais.

Na prática, é um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias, que incluirá espaços sociais onde será possível se envolver com outras pessoas, estudar, trabalhar, se exercitar, entre outros.

 

Cenário

O metaverso não está pronto, mas sim em construção. Alguns varejistas já estão dando seus primeiros passos nessa tecnologia que oferece um mar de possibilidades.

E por mais abstrato que isso pareça neste momento, é fundamental ter em mente que hoje as coisas se desenvolvem em uma velocidade cada vez mais impressionante.

 

Metaverso no varejo

 Hoje, as compras on-line não proporcionam aos consumidores a qualidade tangível que as compras nas lojas físicas oferecem.

 Apesar do grande crescimento do comércio eletrônico de varejo no país – e da grande conveniência que a compra on-line oferece – usufruir da experiência de entrar em uma loja e ver, sentir e se envolver com o produto que está a um passo de comprar ainda é essencial.

Logo, quando os varejistas unirem a experiência na loja e os elementos digitais, tornarão mais possível atender melhor às necessidades de seus clientes.

 

Expectativa

No futuro, a aplicação do metaverso no varejo poderá fornecer essa combinação aos consumidores, pois os usuários poderão interagir com os produtos que desejam e efetuar compras em tempo real usando seu próprio avatar virtual personalizado.

 Utilizando essas tecnologias, em uma perspectiva de varejo, será possível experimentar roupas, dimensionar móveis para algum ambiente residencial/comercial ou, ainda, testar cosméticos virtualmente.

À medida que a tecnologia continua a evoluir, o mesmo ocorre com o comportamento do consumidor. Assim, mesmo que as empresas não queiram entrar no metaverso nesse momento, elas precisam estar prontas para dar esse passo quando ele se tornar uma realidade.

 

Presença digital

É fundamental que as empresas pensem na presença digital de suas marcas e em como integrar ofertas de realidade 3D, realidade aumentada e realidade virtual.

Quer o metaverso no varejo ganhe vida ou não, o uso desse tipo de tecnologia está em ascensão com os consumidores e pode resultar em excelentes oportunidades de negócio.

 

Gostou de saber um pouco mais sobre realidade aumentada, metaverso e como suas aplicações no varejo podem transformar a maneira que a empresa vende, consume e até se relaciona com os consumidores?

Continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre as novidades do varejo!