Skip to main content

A Amazon está revolucionando completamente a experiência de compra nas lojas com a tecnologia Just Walk Out (‘Apenas saia’, na tradução literal).

Quando os clientes compram em uma dessas lojas não há filas. Eles simplesmente entram, escolhem os produtos que querem (sem precisar digitalizar cada item) e vão embora.

Simples assim!

Já existem lojas físicas de conveniência Amazon Go e Amazon Go Grocery nos EUA, além de várias lojas em Londres com a marca Amazon Fresh. Mas o grande objetivo da gigante do varejo é levar o conceito “Amazon Go” para todos os cantos do mundo.

 

Como funciona?

A tecnologia Just Walk Out utiliza uma combinação de inteligência artificial, visão computacional e dados extraídos de diversos sensores para garantir que os clientes sejam cobrados somente pelos produtos que pegarem.

Uma série de câmeras suspensas, sensores e/ou leitores RFID, além de prateleiras sensíveis à pressão são usadas para detectar automaticamente o que os consumidores colocam em seus carrinhos.

 

Como usar?

Para permitir a entrada aos estabelecimentos elegíveis. os clientes podem escolher escanear um QR Code no aplicativo da Amazon, inserir um cartão de crédito ou débito vinculado ou, ainda, fazer o reconhecimento da palma da mão.

Uma vez dentro da loja, os consumidores poderão fazer suas compras normalmente. A diferença é que cada produto retirado da prateleira é automaticamente adicionado ao carrinho virtual, da mesma forma que os itens retornados às prateleiras são removidos e não geram cobrança.

Para finalizar a compra, basta que os consumidores saiam do estabelecimento. Não é necessário fazer checkout. Ao saírem da loja, serão automaticamente cobrados pelo que há em seu carrinho virtual e receberão um recibo digital.

Tudo isso sem filas, sem precisar passar os produtos no caixa e sem ter que tirar o cartão do bolso.

Uma experiência de compras rápida e fácil.

 

Tecnologia da Amazon no ambiente de Varejo

Além de usar a ferramenta nas lojas próprias, a Amazon também fornece a tecnologia para varejistas terceirizados.

Um dos exemplos é a Starbucks. Em uma loja-conceito de Nova York, a empresa está usando o Just Walk Out aliado ao recurso de pedido antecipado do aplicativo Starbucks para criar uma experiência de checkout fácil aos usuários.

Enquanto a cafeteria se inspira na abordagem tecnológica da gigante varejista para operar lojas físicas sem nenhum atendente, a Amazon tem a oportunidade de aprender sobre operações eficientes de alimentos e bebidas.

 

Concorrência

Marca do grupo Alibaba, a Freshippo é a concorrente chinesa da Amazon Go.

A rede tem estações pick’n go com alimentos quentes para café da manhã em locais movimentados. O cliente faz o pedido on-line ou no balcão e paga pelo aplicativo. O lanche fica armazenado em um armário aquecido até a retirada. O consumidor precisa apenas escanear o QR Code para retirar seu pedido.

Freshippo também atende seus consumidores no horário de almoço. A refeição pode ser consumida no restaurante, entregue no local de trabalho ou retirado dos armários aquecidos, que ficam localizados na calçada.

Para complementar o almoço, o restaurante também tem corredores com frutas, iogurtes e outros perecíveis. O pagamento é realizado no quiosque self checkout ou pelo aplicativo, escaneando o QR Code.

 

Freshippo e Amazon Go

Ambas as empresas estão focadas em experiências centradas no consumidor. As duas exigem que os usuários tenham uma conta para fazer compras e oferecem carrinho virtual para que os clientes possam visualizar seu histórico de aquisições.

Porém, ao contrário do Amazon Go, os clientes do Freshippo ainda precisam fazer o checkout. É mais simples que o tradicional – eles simplesmente embalam seus produtos e digitalizam seu código no caixa. Em seguida, a empresa cobra sua conta.

 

O conteúdo foi interessante para você? Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades!