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Flagship Store, ou loja-conceito, é uma das grandes tendências mundiais do varejo. Criada para mostrar serviços diferenciados aos consumidores, ela tem um papel fundamental a desempenhar na estratégia de marca da empresa.

 

O que é?

Trata-se de um espaço pensado para permitir uma experiência de compra especial, que vai além da necessidade ou desejo. Um ambiente que proporciona prazer e encanta o cliente em todos os momentos da aquisição de um produto – cria memórias, inspira, mima e diverte quem passa por ali!

Um dos grandes objetivos da Flagship Store é oferecer algo único ao consumidor, que permita interação com a marca em um nível multissensorial. Isso cria uma resposta emocional, atrai a atenção e, principalmente, gera publicidade.

A Flagship Store também é a unidade mais flexível da rede. Assim, pode ser usada para testar o mercado, reposicionar a marca, medir o nível de interesse dos consumidores por um novo produto, entre outros.

 

Elementos comuns da Flagship Store:

✔️ Em geral, é a maior e a mais impressionante loja de uma rede varejista.

✔️ Localização de prestígio ou área de grande movimentação, que leva em conta a identidade da marca, objetivos de estratégia, além das considerações financeiras.

✔️ Valores da marca explícitos na mensagem visual e na comunicação.

✔️ Possui estoque de toda a gama de produtos da rede.

✔️ Design de classe mundial, inspirador e opulento.

✔️Atenção aos mínimos detalhes, como cores, aromas, música, atendimento personalizado e de alta qualidade, entre outros.

✔️ Produção de eventos para demonstração do produto, o que ajuda a explorar o conceito, divulgar o local e o produto, além de envolver o público.

✔️ Consultoria personalizada – elementar na customização dos serviços e no encantamento do cliente.

 

Como surge uma Flagship Store?

Uma nova Flagship Store pode ser resultado da adaptação de lojas convencionais ou já nascer com essa proposta, dependendo do nível de investimento financeiro e do quanto se conhece o público-alvo. A transformação passa por ideias simples ou pela criação de espaços específicos para o público atendido.

 

Dalben

 Um dos exemplos de Flagship Store de sucesso é a unidade da rede Dalben, localizada em Valinhos, cidade do interior de São Paulo.

O conceito, que a rede chama de ‘supermercado do futuro’, proporciona ao consumidor experiências diferenciadas. Além de fazer compras, o cliente pode participar de cursos, usar um espaço de co-working e retirar (via drive-thru) produtos adquiridos pela internet. Cada detalhe foi pensado para tornar a jornada na loja física ainda mais prazerosa e completa aos consumidores.

 

Swift Oscar Freire

Localizada na Rua Oscar Freire (um dos pontos comerciais mais caros do Brasil), na capital paulista, a Flagship Store da Swift proporciona ao cliente uma experiência de compra especial e diferenciada, com atendimento personalizado e maior oferta de cortes.

Além disso, faz uso da inteligência de dados para entender os hábitos e as preferências dos consumidores.

 

Starbucks Reserve Roastery

Com unidades nos EUA, China, Japão e Itália, a Starbucks Reserve Roastery é uma Starbucks épica que supera todas as expectativas de quem já conheceu qualquer outra unidade da rede mundo afora.

Grandiosas, com atendimento personalizado e comida produzida no próprio local em fornadas constantes, as lojas são mais que especiais! Elas contam com uma seleção dos mais raros e extraordinários cafés que a rede tem para oferecer. Em algumas unidades é possível acompanhar todo o processo de torrefação do café.

O design também é diferenciado, sempre remetendo à cultura do café. Cada espaço é único e traz na decoração, design e arquitetura elementos que remetem a cidade onde estão localizadas.

 

Estratégia

 Algumas Flagships Stores dos maiores nomes do varejo não obtém o retorno financeiro condizente com seu tamanho e status. Porém, a vantagem comercial que elas oferecem em termos de reconhecimento de marca, posicionamento de mercado e envolvimento do cliente pode agregar um valor significativo em longo prazo.

À medida que novos mercados de varejo surgem e se desenvolvem em todo o mundo, o interesse pelas Flagships Stores segue em crescimento. Para ter sucesso no ramo é fundamental liderança ativa, time engajado e parceiros certos!

 

Este assunto é bem interessante, não é? Deixe o seu comentário e nos conte se essas informações te ajudaram a pensar em novas ideias para o seu negócio!