Seja como Empreendedor, Vendedor ou Consumidor, com certeza você já deve ter visto o BOPIS no Varejo – estratégia que se repete dia após dia e tem conquistado cada vez mais clientes ao redor do mundo.
Quer saber mais sobre o assunto? Está no lugar certo! Continue acompanhando este artigo.
O que é BOPIS?
O conceito de BOPIS – Buy On-line, Pick Up In-Store (em português: compre on-line, retire na loja) está diretamente relacionado ao de Omnichannel (já falamos dele aqui no blog).
Isto é, oferece ao Cliente uma experiência de compra unificada, interligando o mundo físico ao on-line.
Também conhecido como Click and Collect (clique e retire, em português), a estratégia tem feito bastante sucesso no Brasil. Nela, os Consumidores podem fazer suas compras na loja virtual da empresa e retirá-las pessoalmente em uma loja física ou ponto de coleta oficial.
Benefícios da estratégia
O BOPIS impacta e beneficia Varejo e Consumidor.
Os Clientes buscam uma experiência de compra conveniente e segura (com estoque garantido), que economize tempo e dinheiro. Já os Varejistas procuram justamente preencher esse gap, tornando seu processo mais otimizado e menos custoso.
Com o BOPIS, a Empresa une o melhor de dois mundos: a possibilidade de o Cliente realizar compras on-line e retirá-las pessoalmente, em uma loja próxima (melhoria do tráfego na loja e no número de vendas).
Além disso, com o BOPIS a Empresa consegue reduzir os custos de envio, melhorar o gerenciamento de estoque, entre outros.
Por conta de tudo isso, grandes Varejistas oferecem compras on-line para serem retiradas na loja física e até mesmo em lockers na área externa dos empreendimentos – tudo para facilitar ainda mais a experiência do cliente.
A Clique Retire
Um dos exemplos de sucesso é a “Clique Retire”, empresa brasileira pioneira na operação de redes de smart lockers (armários inteligentes) no país, que oferece soluções logísticas para diferentes segmentos do mercado.
A partir de um plano de assinatura (mensal ou anual), o Cliente utiliza como um serviço de entrega rápida para postar/retirar encomendas. Ele escolhe o tamanho do locker que atenderá sua necessidade e onde postar/retirar (dentre os locais disponíveis) – sem filas, com praticidade, segurança e rapidez.
Além da Clique Retire, há inúmeras outras empresas brasileiras e mundo afora oferecendo o serviço de lockers e drives, tudo para proporcionar a melhor experiência ao cliente varejista, com toda comodidade e sem burocracia!
Desafios
Atualmente, os principais desafios do BOPIS para uma empresa são: controle de estoque; equipe qualificada e treinada; além de infraestrutura digital e física de qualidade para receber, separar e viabilizar os pedidos.
Como implementar o BOPIS?
✔️ Ofereça um site ou aplicativo para compras
✔️ Seja Omnichannel
✔️ Tenha pelo menos um ponto físico (loja ou ponto de retirada dos produtos comprados on-line)
✔️ Realize um controle estratégico de todo o estoque
✔️ Diversifique as formas de pagamento
✔️ Conte com soluções na nuvem
Varejo é um dos mercados mais dinâmicos que existe!
Mas lembre-se: unificar dados, integrar setores, otimizar processos e proporcionar maior dinamismo na execução de tarefas é uma das prioridades para este tipo de negócio que depende fundamentalmente de uma boa experiência do consumidor.
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Antes de finalizar, que tal seguir lendo os conteúdos aqui do Blog da Estech Engenharia?
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