Hoje em dia, há uma tendência tecnológica mundial relacionada à indústria 4.0, movimento que o comércio varejista acompanha de maneira bem parecida.
Com o crescimento cada vez mais significativo de smartphones e, em paralelo, a busca dos consumidores por produtos e serviços com preços mais baixos, além de experiências diferenciadas de compra nas lojas, as empresas estão adaptando suas técnicas de Marketing.
O intuito é a fidelização e vendas de bens e serviços aproveitando a facilidade atual em comprar e consumir por meio do uso dos dispositivos móveis.
E, neste cenário, a possibilidade de o cliente usar a tecnologia no celular para ter uma experiência diferenciada na loja, o chamado In Store App, faz toda a diferença!
Como funciona?
Basicamente, trata-se da identificação de produtos em prateleiras de supermercados, lojas, entre outros, fazendo uso da visão computacional, detecção de objetos e inteligência artificial (IA) para a localização e classificação deles.
Vale reforçar que as tecnologias móveis ajudam o cliente a tomar decisões durante o processo de compra e potencializam a satisfação do consumidor.
Em geral, essas experiências diminuem qualquer dúvida que os clientes possam sentir sobre suas escolhas, encurta o ciclo de vendas e deixa o consumidor mais satisfeito.
Sam’s Club
Um bom exemplo do In Store App na prática é do clube de compras do Walmart. O Sam’s Club inovou ainda mais ao disponibilizar um aplicativo para os clientes com funcionalidades, até então, inéditas no varejo brasileiro.
Trata-se do Click & Go (que nos EUA se chama Scan & Go). O aplicativo agiliza o processo de compras, permitindo que os sócios do clube digitalizem pelo celular o código de barras de produtos adicionados ao carrinho e paguem as compras em caixas exclusivos.
Como usar?
O funcionamento é simples. Basta o cliente abrir o aplicativo (iOS ou Android), escanear os códigos de barras com a câmera do smartphone enquanto coloca os produtos no carrinho de compras.
Depois que finalizar, é só ir para um caixa exclusivo, fazer o pagamento e receber o código comprovante para apresentar no momento da saída da loja.
Outras funcionalidades
O aplicativo conta também com uma lista de produtos e preços – atualizada com geolocalização das lojas.
Vale mencionar que, para funcionar, o aplicativo precisa que o cliente ative tanto o Wi-Fi quanto o GPS em seu smartphone. Além disso, é claro, também precisa efetuar o cadastramento.
Esse pacote de serviços digitais gratuitos transformaram a maneira como o consumidor se relaciona e interage com a empresa, pois aliam praticidade, agilidade e facilidade em todas as etapas de compra.
Otimização de processos
Cada dia mais o universo do varejo tem testemunhado grandes mudanças devido à transformação digital e o impacto delas na vida dos consumidores modernos. Assim, smartphones e tablets se tornaram excelentes ferramentas na otimização dos processos.
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