Skip to main content

Os meios de pagamento estão cada vez mais inovadores. A todo momento surge uma novidade para revolucionar o mercado.

E se você é varejista, seja em loja física ou on-line, sabe o quanto é importante acompanhar de perto as tendências dos meios de pagamento. Afinal, os consumidores são exigentes e buscam cada vez mais facilidade na hora de realizar suas compras.

 

NFC

Uma das mais recentes alternativas de pagamento móvel disponíveis no Brasil é a tecnologia NFC (Near Field Communication), o famoso ‘pagamento por aproximação’.

Através da NFC, é possível transmitir dados de forma rápida, apenas aproximando dois itens ou aparelhos habilitados com essa tecnologia de fábrica. A conexão é feita via radiofrequência (diferente de Bluetooth e Wi-Fi).

Celulares smartphones, cartões de débito e crédito de chip, máquinas e maquininhas de cartão, além de smartwatches e pulseiras são os aparelhos que costumam ter tecnologia NFC.

 

Como funciona?

O vendedor solicita o pagamento no aparelho com tecnologia NFC. O nome do produto e valor a ser pago aparecerá na tela. O cliente aproxima seu aparelho com tecnologia NFC do aparelho do vendedor.

Caso a transação seja aprovada, o valor será debitado usando o meio de pagamento móvel cadastrado para a operação.

Celulares: NFC funciona em aparelhos com sistema Android, iOS e Windows Phone. É preciso ter instalado aplicativos voltados para confirmação do pagamento (ex: Apple Pay, Android Pay, Samsung Pay, entre outros). Cartões: precisa ser de chip. Porém, nem todo cartão de chip tem NFC, necessariamente.

A transação é segura tanto para o comprador quanto para o vendedor, pois a transmissão de dados é feita em mão única, ou seja, o aparelho receptor não tem acesso a informações confidenciais.

 

PIX

Lançado no final de 2020, o sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil já conquistou boa parte dos brasileiros.

O Pix viabiliza transferências eletrônicas de qualquer valor entre pessoas físicas, empresas e o governo, 24 horas por dia, 7 dias por semana, entre quaisquer bancos e instituições financeiras.

Para isso, basta uma Chave Pix ou um QR Code. Pode ser feito a partir de uma conta corrente, poupança ou conta de pagamento pré-paga. Tudo pelo celular, sem burocracia e sem pagar tarifa.

A Chave Pix previamente cadastrada pode ser CPF, CNPJ, e-mail, número de celular ou chave aleatória. O recebedor também pode gerar QR Codes.

A segurança do Pix é pautada por: autenticação do usuário, rastreabilidade das transações, tráfego seguro de informações e regras de funcionamento do Pix.

 

Potenciais do Pix

✔️ Diminuir o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes.

✔️ Impulsionar a competitividade e a eficiência do mercado.

✔️ Fomentar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo.

✔️ Promover a inclusão financeira.

 

Carteiras digitais

São uma versão digital das contas e cartões, que podem ser acessadas de maneira simples através do computador, smartphone ou qualquer outro dispositivo inteligente. Assim, exclui a necessidade de carregar uma carteira física.

As três carteiras digitais mais populares são Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay. No Brasil, ainda há outras opções, como Picpay, Mercado Pago, PayPal e Ame Digital. As principais vantagens são praticidade e agilidade na transação, além da confirmação de pagamento.

 

Como usar?

É necessário inserir as informações do seu cartão no aplicativo de sua escolha. Para realizar um pagamento móvel, basta autorizar a carteira digital e segurá-la perto o suficiente do leitor de cartão das maquininhas para transmitir suas informações.

Nem todos os varejistas e dispositivos aceitam pagamentos por aproximação, se informe antes.

 

Reconhecimento facial

Trata-se de uma das tecnologias disruptivas que mais avançam no mundo. Para usar é simples: o usuário baixa um aplicativo, cadastra um cartão de crédito ou débito e tira alguns autorretratos. Ao ser escaneado, o rosto do cliente é reconhecido pelo sistema e o crédito feito na conta da empresa.

Isso já é uma realidade na China e, aos poucos, está sendo inserido no Brasil. Com isso, não será mais preciso sair de casa com cartão, dinheiro físico ou celular. Bastará apontar o rosto para a câmera do caixa e o pagamento será finalizado.

Em geral, o reconhecimento facial é seguro, desde que a tecnologia utilizada seja mais sofisticada.

Além disso, seus desenvolvedores sempre estão atualizando essas tecnologias para deixá-las mais eficazes, sem risco de erros.

 

 

E se você quer saber ainda mais sobre inovação, tecnologia e novidades do setor varejista, continue acompanhando o Blog da Estech Engenharia.

Por aqui, você encontrará diversos artigos sobre esses e outros assuntos!