Skip to main content

Regulamentada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a chegada da tecnologia 5G ao Brasil tem gerado grande expectativa – a promessa é de revolução no varejo e nas relações sociais.

Para o consumidor, o benefício do uso da nova rede será óbvio: experiência de consumo mais eficiente e diferenciada.

Já para os varejistas, o 5G será decisivo no crescimento da aplicação de inteligência artificial (IA) e da internet das coisas (IoT) no negócio, que podem criar oportunidades diversas.

Outros benefícios

É importante ressaltar que os benefícios do 5G vão além dos recursos tecnológicos avançados que podem revolucionar a experiência de consumo, como a realidade virtual e o metaverso.

Detalhes simples como a velocidade da internet no momento de fazer um pagamento também causam impacto na experiência do cliente (e na sua fidelização!). E eles podem se tornar ainda melhores no cenário pós 5G, com soluções de biometria e reconhecimento facial, por exemplo.

Sendo assim, o processo de digitalização dos negócios terá o 5G como aliado fundamental para destravar os problemas de conectividade, permitindo acessar a internet com muita rapidez, eficiência e alta qualidade.

 

Consumidor exigente

A prioridade do consumidor de hoje – exigente e imediatista – é uma experiência positiva e completa de consumo. Neste contexto, inúmeros negócios do varejo passaram a investir mais seriamente na digitalização.

E, dessa forma, anteciparam o futuro digital em anos, ou, pelo menos, meses.

Vale reforçar que os varejistas que demonstrarem maior entrega ao novo cenário e às possibilidades que serão abertas têm a tendência de serem os que mais terão resultados, tanto em vendas quanto na satisfação e fidelização dos seus clientes.

 

Alguns impactos do 5G para o varejo:

✔️ Favorecimento de novas tecnologias, como realidade virtual e aumentada.

✔️ Clientes mais exigentes quanto à experiência digital de compra.

✔️ Estreitamento da comunicação on-line entre cliente e varejo.

✔️ Canais de venda mais inovadores e conectados ao consumidor.

✔️ Priorização de pagamentos realizados via transação eletrônica.

 

Novas possibilidades

A evolução das tecnologias é um caminho sem volta, uma realidade que proporciona novas possibilidades de negócios.

Assim, é fundamental que as empresas acompanhem o ritmo e se planejem para aproveitar da melhor forma possível essa transformação digital.

Entretanto, acima de tudo, todas essas novidades surgem a cada dia para entregar ainda mais poder ao consumidor – afinal, o cliente precisa estar no centro de todos os processos. Sempre!

 

Gosta de assuntos relacionados ao varejo?

Então siga a Estech Engenharia nas redes sociais e acompanhe nossos artigos aqui blog!

Sempre trazemos informações relevantes para ajudar a pensar em novas ideias para o seu negócio!