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Ao passo que a indústria enfrenta mudanças nunca vistas na história, algumas tecnologias surgiram como instrumentos significativamente eficazes para a interação entre marcas e consumidores.

Isso levou as empresas a repensarem suas presenças on-line além do puramente funcional.

Em vez de continuar batendo na tecla “velocidade e conveniência”, as marcas buscam cada vez mais proporcionar a experiência autêntica e personalizada da loja física no ambiente on-line.

 

O que são Virtual Stores?

Trata-se do espaço próprio e individual em que uma empresa vai comercializar seus produtos ou serviços no ambiente digital, mas com um grande diferencial – elas trazem a conexão humana ao comércio eletrônico.

Com isso, o resultado é uma experiência Omnichannel (já falamos sobre esse tema aqui no Blog, confira!) que combina perfeitamente o on-line e o físico.

 

Como funciona?

Um exemplo prático é o colaborador que trabalha na loja física, em casa ou na sede da empresa e pode se conectar em tempo real com os clientes on-line através de mensagem de texto, chat, videochamada, entre outros.

Por meio dessa conexão instantânea, os consumidores podem tirar suas dúvidas, experimentar itens virtualmente e receber sugestões de um especialista em produtos, tudo isso enquanto também navega no catálogo virtual de mercadorias.

Uma experiência completa para os clientes!

 

Lojas virtuais e físicas

Os impactos da pandemia ainda podem ser sentidos pelo setor varejista. Neste contexto, as lojas virtuais estão colaborando para garantir o futuro das lojas físicas.

Muitos consumidores escolhem os produtos no ambiente virtual e concluem as compras no comércio físico.

Isso ajuda a manter o tráfego na loja e os profissionais de varejo empregados.

Também auxilia para uma mudança no papel do vendedor de loja. Neste novo cenário, seu papel é fundamentalmente Omnichannel.

 

Benefícios das lojas virtuais:

  • Proporcionar um toque humano à experiência de compra virtual do cliente pode colaborar com o aumento das vendas e o valor médio do pedido.
  • Capacidade de se conectar com os consumidores de uma maneira que as grandes lojas do varejo não conseguem.
  • Criação de experiência de compra Omnichannel para os clientes virtuais.
  • Centralização do estoque de produtos e redução de estoque na loja física.
  • Capacidade de medir o desempenho por vendedor da loja através do uso de aplicativo que permite medir e gerenciar o desempenho dos funcionários.

 

O Boticário

Desde que iniciou sua estratégia de vendas on-line, o Grupo O Boticário – líder no mercado nacional de perfumaria – tem investido cada vez mais em tecnologia para proporcionar a melhor experiência de compra possível aos seus clientes.

Todos os canais da empresa são integrados e o grande objetivo é fazer com que o consumidor não sinta diferença entre o mundo on-line e o físico.

A loja física continua sendo um canal fundamental para O Boticário, mas dar opções para o consumidor traz resultados importantes.

 

Home Plus

A rede varejista Home Plus – marca adotada pela britânica Tesco na Coreia do Sul, apostou no comércio on-line para aumentar as vendas. Criou um supermercado virtual no metrô de Seul, no qual os consumidores podem fazer compras.

Painéis luminosos apresentam os produtos disponíveis e seus respectivos QR Codes. Para fazer as compras, o cliente escaneia o código no aplicativo da Homeplus e adiciona a mercadoria ao carrinho virtual.

Finaliza o pedido e os produtos são entregues em casa. Em 3 meses, as vendas cresceram 130%.

 

Conhecimento

São muitas as vantagens desse modelo de negócio, mas é fundamental conhecer bem este mercado e os desafios para que a estratégia seja eficiente.

 

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