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O termo é ainda pouco conhecido no Brasil. Mas, com certeza, você já deve ter se deparado com esse modelo estratégico do varejo físico em algum lugar.

Bastante popular nos Estados Unidos e países da Europa, o formato Store in Store tem se expandido e ganhado cada vez mais espaço por aqui, especialmente no ramo de franquias – uma vez que o investimento inicial e o risco são menores para os empreendedores.

 

O que é e como funciona?

Store in Store significa uma loja dentro de outra loja. O formato facilita a venda de produtos comercializados por marcas distintas em um mesmo espaço.

O negócio se torna um diferencial por se tratar de um comércio que pode ser utilizado pelos mais diferentes tipos de estabelecimentos e segmentos, como supermercados, postos de gasolina, livrarias, entre outros.

Alguns exemplos clássicos: cafeteria dentro de uma livraria, lotérica ou floricultura nas dependências de um supermercado ou, ainda, uma sorveteria dentro de uma lanchonete. O intuito é um complementar o negócio do outro, um estabelecimento se beneficiar do fluxo de clientes do outro.

 

Principais vantagens

✔️ Possibilidade de dividir os custos fixos – aluguel, condomínio, energia elétrica, limpeza, estacionamento, segurança, entre outros.

✔️ Amplificação no mix de produtos.

✔️ Lucros maiores – estudos apontam que a lucratividade de lojas no modelo Store in Store é, em média, 25% maior que a das demais.

✔️ Favorece a jornada de compra – o consumidor permanece mais tempo dentro das lojas ao encontrar no interior delas um novo serviço.

✔️ Melhor experiência de compra – o cliente tem a oportunidade de ser atendido por especialistas com ofertas e soluções mais completas.

✔️ Mais praticidade – os consumidores estão preferindo cada vez mais ir até ambientes que contam com diversas lojas e onde podem fazer vários serviços em um mesmo espaço, sem perder tempo.

 

Cuidados ao adotar o modelo

Antes de adotar esse formato de negócio para a sua empresa, é importante se atentar a algumas questões:

✔️ Analise o perfil do público da loja principal, para identificar se há sinergia entre as mercadorias e serviços oferecidos pelos dois negócios.

✔️ Faça um contrato com todas as regras e valores envolvidos, além da possibilidade de reajustes.

✔️ Se tiver cobrança de taxas e comissões sobre os produtos comercializados nas lojas do modelo Store in Store, será necessário recalcular os preços para não ter prejuízos, por exemplo.

 

Swift em lojas varejistas

A Swift, marca especializada em cortes especiais, é um dos exemplos de empresa que atua também no segmento Store in Store.

Os espaços estão localizados em lojas do Extra Hiper (GPA), e oferecem cortes de carnes especiais, além de pratos prontos e sobremesas. A parceria já opera em dezenas de unidades no estado de São Paulo.

 

No mundo do varejo, a busca por otimização, produtividade e eficiência operacional é constante.

Mas vale lembrar: uma relação de negócios só se sustenta quando os dois lados ganham e as regras são combinadas antes de a parceria começar.

 

Quer conhecer mais estratégias do varejo para sua empresa se destacar e vender mais?

Então confira os posts do nosso blog, sempre trazemos assuntos variados que vão te ajudar a ficar por dentro de todas as novidades do setor!

 

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