Skip to main content

A utilização dos sistemas de refrigeração no varejo é indispensável, independente do porte da companhia. Observando o cenário atual da gestão de manutenção, é perceptível como a cada dia surgem inovações que modificam a maneira como os gerentes – especialmente das áreas de Manutenção e Financeiro – realizam seus trabalhos.

Recursos como Inteligência Artificial (IA) e IoT (Internet das Coisas, em português), por exemplo, têm facilitado a otimização e assertividade nos processos de manutenção das empresas.

Hoje, especificamente, abordaremos essa revolução tecnológica voltada para a refrigeração, com destaque para a análise de dados em tempo real.

 

Análise de dados

Durante muito tempo, todo o processo de manutenção preventiva e corretiva foi feito manualmente.

O que isso significa? De tempos em tempos, colaboradores da empresa conferiam o estado e funcionamento de instalações e equipamentos por meio da simples observação ou da aferição por instrumentos de certos aspectos do maquinário, muitas vezes usando listas de checagem.

Porém, com o aumento das exigências de competitividade, efetividade e produtividade, esse modelo de trabalho tornou-se cada vez mais inviável por conta de leituras inadequadas ou incorretas, cansaço, desatenção, negligência, entre outros motivos.

 

Evolução tecnológica

A acelerada evolução tecnológica impactou diretamente a gestão dos mais diversos tipos de empresas, inclusive varejistas.

Neste contexto, a possibilidade da análise de dados em tempo real para refrigeração foi um divisor de águas para o setor.

 

Gestão de manutenção

A diversidade e a quantidade de itens que precisam ser controlados em um sistema de refrigeração tornam a gestão de manutenção deste segmento bem complexa.

Em contrapartida, é também uma grande beneficiada pelas facilidades e vantagens que a tecnologia oferece.

Motores, compressores, temperatura ambiente, temperatura da água, umidade, vazão de ar, dados elétricos dos equipamentos (tensão, corrente, potência) são apenas alguns exemplos de maquinários e parâmetros que podem ser comandados e acompanhados através de dispositivos conectados a uma rede.

Com isso, a análise de dados em tempo real permite a antecipação de falhas, evitando a perda de produtividade, de produtos e, consequentemente, de lucratividade das empresas.

Os sistemas de refrigeração e de ar-condicionado estão inseridos neste universo e podem também ter sua operação controlada por um sistema de gestão inteligente, em tempo real.

Uma ferramenta diferenciada para ser utilizada por gestores de manutenção, da área financeira ou de profissionais qualificados para exercer tal função.

 

Solução Neo Estech

Ter acesso aos dados em tempo real pode ser determinante para o gestor tomar decisões precisas acerca de intervenções no maquinário de refrigeração de uma empresa.

A Estech Engenharia disponibiliza diversas soluções para fornecer eficiência energética aos clientes.

Uma delas é a NEO Estech, cujo monitoramento e análise de dados ajudam a eliminar custos com perdas de mercadorias, gerenciar a manutenção preventiva e corretiva, otimizar a performance dos equipamentos e diminuir o consumo de energia elétrica do sistema de refrigeração e ar-condicionado.

Entre em contato com um de nossos especialistas e descubra como a NEO Estech pode tornar a gestão de manutenção mais assertiva com diminuição de tempo de inatividade de equipamentos e de custos com eventos inesperados. E, com isso, elevar a competitividade, produtividade e lucratividade da sua empresa.

 

#estechengenharia #somosovarejoeficiente #eficiênciaoperacional #refrigeração #monitoramento #análisededados #temporeal