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Além de vender produtos, o comércio varejista tem também o intuito de melhorar a experiência do consumidor em diversos aspectos.

Nesse sentido, o proprietário ou gestor do negócio precisa considerar não apenas o espaço onde está localizado o ponto comercial e o nicho de mercado em que se está inserido, mas também elaborar com atenção o layout da loja.

Isso é fundamental para reforçar a identidade da marca, garantindo, desta maneira, uma imagem positiva e despertando o desejo de compra do público-alvo. Afinal, pensar em outras formas de otimizar o ambiente é importante para atrair potenciais clientes.

 

O que é um layout?

Trata-se da maneira como o ambiente físico de uma loja é organizado, incluindo o planejamento da fachada, local onde fica o caixa, as gôndolas, os equipamentos de refrigeração, forma como se dá a disposição dos produtos, displays, local onde os aparelhos de ar-condicionado são instalados, bem como espaço de estoque e armazenamento de mercadorias.

Em geral, ao organizar o layout de uma loja, não basta pensar na localização dos produtos, é preciso pensar também na comodidade, na experiência de visualização e acesso ao produto e na formatação do ambiente de uma maneira que ele favoreça a realização da venda.

 

O que levar em consideração?

O varejista, além de se preocupar em fornecer os melhores produtos e serviços, deve se atentar para a necessidade de criar um espaço acolhedor.

Para isso, pode ser usado recursos como disposição adequada dos produtos no ponto de venda e outros detalhes de infraestrutura (ex. disposição das paredes, tipo de piso e iluminação, uso de cores), entre outros itens de fator decisório de compra.

 

Equipamentos

Quando se trata da comercialização de produtos que precisam de refrigeração, o cuidado com o layout deve ser ainda maior.

O aumento da demanda por produtos resfriados e congelados, resultado de novos hábitos do consumidor, cria maior necessidade de investimentos em equipamentos de refrigeração, o que, por sua vez, eleva a quantidade de equipamentos necessários dentro do estabelecimento comercial.

Também é importante pensar e planejar a disposição dos aparelhos de ar-condicionado, essenciais para climatizar o ambiente e criar uma atmosfera agradável para os consumidores.

A disposição inadequada dos equipamentos de refrigeração (e de ar-condicionado), sem um arranjo físico eficiente, pode fazer com que a experiência do consumidor seja confusa, com uma circulação desagradável, e encurtar seu tempo de permanência na loja – e, consequentemente, o valor a ser gasto por ele.

 

Planejamento

O ideal é fazer o plano de layout do estabelecimento no papel antes de começar o projeto de fato, anotar todos os recursos especiais, prateleiras, colunas e gôndolas, equipamentos de refrigeração, ar-condicionado, entre outros.

E, na hora de colocar o projeto em prática, é fundamental contar com uma empresa especializada.

Seja qual for o negócio que você pretende montar, a Estech Engenharia está preparada para atender todas as suas necessidades nas áreas de refrigeração e ar-condicionado.

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