Skip to main content

O Big Show do Varejo, como é conhecida a convenção anual da NRF – National Retail Federation, que dita tendências e compartilha boas práticas para diversos segmentos, aconteceu nos últimos dias nos EUA e em sua 113ª edição, trouxe como foco deste ano a retomada e o avanço do varejo. O evento contou com mais de 175 palestras!

Os principais pontos abordados nesta edição da NRF foram:

  • Mundo em Transformação

Foram destacadas diversas novidades tecnológicas ao longo dos dias: Inteligência Artificial, ESG, Cibersegurança, customização, entre outros assuntos.

O assunto que esteve em alta e que foi abordado de forma repetida foi a cautela dos consumidores (devido a inflação global, pela instabilidade nos empregos e por conflitos e ameaças entre países e futuras pandemias), que direcionam o mercado para tempos desafiadores.

Como alertou a Kate Ancketill (fundadora da consultoria britânica GDR), diante da escassez de recursos, estamos vivendo o fim da “Era da Abundância”. Isso altera as dinâmicas e o ritmo da indústria e do varejo e, principalmente, o comportamento do consumidor final.

  • Retorno das lojas físicas

Os dados da Coresight mostraram que, em 2022, resultou em 50% menos fechamentos e 1% no crescimento de abertura de lojas nos EUA, em relação a 2021.

Nitidamente as lojas físicas têm um potencial imenso nesse cenário. Além de possuírem de forma enriquecedora as informações reais de comportamento do consumidor, as lojas no varejo oferecem a possibilidade dos anunciantes realizarem a venda instantânea após o cliente ver alguma publicidade em sua loja. Elevando assim, o valor das redes de mídia varejistas.

  • A busca por ‘share of life’ (participação na vida)

Kantar apresentou no último dia de NRF, o conceito de Share of life (participação na vida das pessoas): O grande objetivo do varejo atual é aumentar o engajamento com a vida de seus clientes.

Muitas marcas no varejo estão realizando mudanças, construindo um senso de comunidade e ao mesmo tempo, oferecendo novos estímulos para que as pessoas fiquem mais tempo em suas lojas, resultando mais gastos nesses locais.

 

Confira mais no link a seguir e fique por dentro do que aconteceu na última edição da NRF 23: https://www.youtube.com/watch?v=UPVcAkuZTl8&feature=youtu.be