Skip to main content

Bastante disseminado em países da Europa e da América do Norte, este modelo de negócio já é uma realidade no Brasil.

Impulsionadas pela pandemia, as lojas autônomas são tendência de consumo sem a interação de pessoas.

Elas usam o melhor da tecnologia para proporcionar uma experiência prática e eficiente ao cliente.

 

Conceito

Lojas autônomas são estabelecimentos comerciais que contam com uma equipe bastante reduzida, pois seus processos são feitos totalmente pelo cliente, com o auxílio de máquinas.

As lojas não têm caixas e o pagamento é realizado por sistemas de self checkout, on-line (por meio de aplicativos da marca) ou via totem.

Os espaços possuem uma estrutura altamente tecnológica, que permite que os clientes entrem, escolham seus produtos e façam o pagamento sem a intervenção de outras pessoas.

 

Diferentes modelos

Há diferentes modelos de negócios, sendo alguns deles já bem conhecidos por aqui. Um exemplo de versão mais simples são as vending machines – máquinas de lanches rápidos e bebidas, pioneiras no mercado.

Outro modelo são as conveniências, bastante difundidas em condomínios residenciais e empresariais.

Elas se baseiam em um minimercado, mas são gerenciadas por uma plataforma mobile.

Além disso, existem as lojas físicas de tecnologia intensiva, que contam com inteligência artificial, câmeras tridimensionais, sensores, visão computacional, etiquetas RFID, biometria corporal, entre outros.

 

Zaitt

A Zaitt, que começou como um aplicativo de delivery, logo optou pelo modelo autônomo e hoje opera lojas de rua. Para comprar no minimercado, o cliente precisa baixar o app no celular e se cadastrar.

No app, ele tem acesso a um leitor de QR Code, que abre a porta do estabelecimento.

Outra maneira de entrar na loja é através do reconhecimento facial, caso o cliente tenha a foto de seu rosto cadastrada.

Ao entrar na loja, basta escanear os produtos que desejar, colocar no carrinho virtual e confirmar a compra pelo próprio app, que enviará a fatura para o cartão de crédito cadastrado, ou fará o débito sobre o saldo da carteira virtual.

As lojas da Zaitt funcionam todos os dias da semana, por 24h!

 

Hirota

O supermercado paulista Hirota abriu a sua primeira loja autônoma assim que a pandemia começou, oferecendo essa conveniência dentro de condomínios residenciais.

As lojas funcionam em salas cedidas pelos condomínios ou em contêineres instalados por eles.

Nelas, os clientes têm um mix de 500 itens à disposição. A aceitação é bastante alta, pois os consumidores contam com conforto e segurança na hora de fazer suas compras.

 

Enxuto

O Grupo Enxuto apostou em um modelo híbrido de loja autônoma que funciona dentro de condomínios residenciais.

O Enxuto Aqui, em um período pré-estabelecido, conta com atendimento humano. Nos demais, o sistema autônomo entra em ação, permitindo que os moradores possam fazer compras em qualquer horário.

Durante o período em que a loja funciona em autoatendimento, os clientes abrem a porta do estabelecimento usando um QR Code pelo aplicativo.

As compras são realizadas conforme a necessidade do consumidor, que, para sair, passa todos os produtos no mesmo self checkout da operação normal, mas com uma nova camada de segurança para a operação sem funcionários, para evitar problemas operacionais e fraudes na hora do pagamento.

 

Segmentos

Apesar da maior adesão pelo varejo com foco em alimentos, este modelo de negócio está sendo implementado por lojas esportivas, de roupas e até mesmo às voltadas para os cuidados com os pets. Ou seja, cresce mais a cada dia.

 

Quer ter acesso a mais conteúdos exclusivos sobre o universo do varejo? Então continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais!