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O social commerce (comércio social, em tradução livre) é uma das estratégias de negócio mais revolucionárias da atualidade, principalmente para o varejista.

A cada dia ganha mais reconhecimento como uma tática de venda e relacionamento com os consumidores, além de autoridade de marca e ampliação de presença digital.

 

O que é social commerce?

 Estratégia de comercialização on-line que tem como foco redes sociais ou outras plataformas de mídia social (ex. WhatsApp, Facebook Messenger).

Ao invés de o consumidor sair da plataforma ou rede social, ele é redirecionado para o e-commerce ou marketplace para concretizar a compra. O varejista permite que o cliente compre diretamente da rede social.

 

Perspectivas

Para entender o social commerce, é necessário olhar para duas perspectivas: a do varejista e a do consumidor.

No caso da loja, o social commerce tem início com a ação básica de integrar o e-commerce às mídias sociais – o que pode ser feito de muitas formas.

Para o varejista, é fundamental levar em consideração 5 princípios básicos:

✔️ Otimização: otimizar as redes, levando em conta design, velocidade de carregamento de página, uso de imagens verticais (para as telas mobile), utilização inteligente do texto, entre outros.

✔️ Produção de conteúdo compartilhável: priorizar um conteúdo cada vez mais valioso para o consumidor-alvo, que agregue valor às suas rotinas. É importante que o cliente queira compartilhar com amigos, família e colegas de trabalho.

✔️ Geração de awareness: a estratégia aumenta a quantidade de pessoas familiarizadas com a marca, que passam a identificá-la como referência no mercado frente aos seus concorrentes.

✔️ Criação de coleções: é importante usufruir dos dados e da segmentação que as mídias digitais oferecem para criar coleções de produtos similares, relacionados a eventos sazonais, para potencializar as receitas.

✔️ Uso de métricas: as plataformas digitais contam com um menu completo de indicadores de desempenho e métricas aprofundadas que servem para medir o nível e profundidade do engajamento da empresa com os clientes, além do sucesso das estratégias de vendas.

 

Consumidor

Do ponto de vista do cliente, o social commerce se configura na facilidade em consumir um produto.

Ao navegar pela timeline de uma rede social, ele pode se deparar com um produto que chame sua atenção. Com alguns cliques, entra na página, post ou pop-up do produto, lê sua descrição, assiste vídeos sobre sua aplicação e confere reviews.

Para fazer a compra, basta clicar no botão, informar os dados de pagamento e pronto! O consumidor nem precisou sair do aplicativo da rede social.

Quando se trata de aplicativos de conversa (ex. WhatsApp), bastam algumas mensagens para concretizar o pedido. Resumindo: o social commerce empodera as audiências em seus mais variados canais.

 

Quais redes sociais utilizar?

As principais parceiras do varejo on-line são: Facebook, Instagram e WhatsApp. São plataformas estruturadas, inovadoras, com ótimos e diversificados recursos para que qualquer varejo expanda sua operação de social commerce.

 

Relevância

Não é exagero afirmar que o social commerce é o futuro do varejo no Brasil e no mundo. Os principais benefícios de investir nesse novo modelo de negócio são:

✔️ Visibilidade.

✔️ Aproximação com o consumidor.

✔️ Praticidade e conveniência.

✔️ Experiência atrativa.

✔️ Publicidade direcionada.

 

Desafios

Para alguns negócios, usar o social commerce pode parecer um desafio grande. Contudo, todas as empresas podem começar de um lugar: implementando o Omnichannel!

Por meio do alinhamento dos canais de comunicação e vendas (off-line | on-line), o varejista dá um passo importante rumo ao objetivo final.

 

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Para ler mais sobre o universo varejista, continue aqui no Blog da Estech Engenharia.