Estamos vivendo um momento muito importante e de grandes mudanças no setor varejista. A cada dia registramos o surgimento de novas tecnologias, novos concorrentes, integração do físico com o mundo digital, entre outros.
Diante desse cenário, os varejistas precisam otimizar as operações de suas lojas para estar um passo à frente do mercado e oferecer experiências relevantes e consistentes para encantar seus clientes.
Neste contexto, um dos temas mais comentados atualmente dentro do varejo é o Live Stream Shopping. Você já ouviu falar sobre esse conceito?
O que é?
Trata-se de uma modalidade remota de vendas que une tecnologia e canais de mídias sociais para aproximar consumidor e produto.
O conceito lembra as vendas feitas por telefone ou através de canais de TV, porém, com o adicional de plataformas que facilitam o pagamento, além de – em alguns casos – pessoas famosas participando das promoções e da interação em tempo real com os clientes.
Como funciona?
O evento promove a apresentação de produtos ao vivo pela internet de maneira que permite ao consumidor vivenciar uma experiência bem mais próxima de uma loja física, incluindo a possibilidade de comentar e fazer perguntas durante a live.
Assim, qualquer comprador que acesse a Live Stream Shopping consegue ver os produtos que estão disponíveis em tempo real na loja, além de, muitas vezes, conseguir comprar na mesma tela.
Principais benefícios:
✔️ É 100% on-line e remoto, ou seja, pode ocorrer em qualquer lugar e a qualquer hora.
✔️ A divulgação não demanda muito investimento financeiro. É necessário apenas um bom smartphone e boa conexão à internet.
✔️ O vídeo mostra claramente o produto que será recebido pelo consumidor. Tamanho, textura e cor, por exemplo, são alguns detalhes importantes esclarecidos durante as lives.
✔️ Anuncia promoções, preços e condições especiais na hora da live para incentivar as compras.
✔️ Responde a dúvidas dos consumidores sobre cada produto em tempo real.
✔️ Live Stream Shopping integra três tendências digitais: redes sociais, marketing digital e e-commerce – tudo em apenas um lugar.
✔️ Não é apenas compra, também é entretenimento para os consumidores.
Tendência
Live Stream Shopping é uma tendência que veio para ficar, uma vez que permite impactar, em tempo real, consumidores de diversos lugares do mundo, o que a loja física não atende.
Além disso, abre novas possibilidades a partir do engajamento do consumidor. Afinal, não é apenas sobre a compra, mas sim sobre toda a experiência que não era possível até então no espaço on-line (ex. pedir opinião, falar sobre o produto, interagir com outras pessoas no momento da compra).
Você se interessa por assuntos relacionados ao varejo? Continue acompanhando as postagens do Blog da Estech Engenharia. Sempre tem novidades e informações relevantes sobre o setor varejista.