Skip to main content

O nível de profissionalismo do varejo avança a cada ano!

Para isso, o setor conta com diversas ferramentas – uma delas é a Pesquisa de Eficiência Operacional realizada anualmente pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

A associação monitora o cenário das perdas no varejo supermercadista brasileiro. O intuito é compartilhar importantes subsídios para que cada empresa de autosserviço possa avaliar e tratar essa questão dentro dos seus negócios.

 

Cenário atual

Em 2021 (dados mais recentes), o setor supermercadista brasileiro alcançou alta eficiência operacional: 98,13%, segundo dados da pesquisa 2022, mantendo um cenário de estabilidade em relação aos sete anos anteriores.

O dado revela o quanto as empresas evoluíram ao longo dos anos e o quanto ainda há de oportunidades. Por isso, o varejista deve estar sempre atento ao cenário atual para buscar novas formas de se destacar entre as empresas do setor.

 

Oportunidades

Com base nas informações compartilhadas pelos participantes da pesquisa, a ABRAS identificou e apontou onde estão as oportunidades de melhorias para que o varejo alimentar brasileiro possa seguir mantendo altos índices de eficiência operacional.

O indicador de quebra operacional responde por 57% das oportunidades de ganhos de eficiência do setor.

Este tópico reúne produtos que não são comercializados por motivos diversos, como prazo de validade, embalagens avariadas, itens impróprios para o consumo, danos em equipamentos, dentre outros.

Com relação às oportunidades visualizadas na operação das seções dispostas nos supermercados, os perecíveis seguem apresentando maior espaço para o varejo avançar em sua eficiência operacional.

 

Áreas de destaque

Dentre as maiores oportunidades de ganho, os destaques estão nas áreas de frutas, legumes e verduras (FLV), açougue e rotisseria.

Levando em consideração as cinco seções de perecíveis com as maiores oportunidades, na sequência destacam-se padaria e os perecíveis industrializados.

 

Ganho de eficiência operacional

O setor varejista adota diversas atividades para alcançar ganho de eficiência operacional, entre elas:

 

✔️ Treinamentos em prevenção de perdas para colaboradores.

✔️ Definição de metas de perdas, controles e planos de ações.

✔️ Controle sanitário com auditorias terceirizadas.

✔️ Comunicação de prevenção de perdas.

✔️ Introdução de processos mais cuidadosos no recrutamento e seleção.

✔️ Código de ética e conduta moral monitorada pela prevenção.

✔️ Área de inteligência e investigação social para uso com novatos, suspeitos e denúncias, entre outras.

 

Soluções tecnológicas

Nos últimos anos, o setor tem observado um crescimento na oferta de soluções tecnológicas voltadas ao objetivo de contribuir com a eficiência operacional.

Segundo a pesquisa mais recente da Abras, entre os recursos tecnológicos mais adotados para o ganho de eficiência operacional, estão:

 

✔️ CFTV.

✔️ Alarmes de acesso.

✔️ Coletor de dados para realização de inventário.

✔️ Coletor no recebimento.

✔️ Radiocomunicadores.

✔️ Central de monitoramento CFTV centralizada/remota.

✔️ Sistema especializado em inventários, entre outros.

 

Autoavaliação

Os dados ajudam o setor a refletir sobre seus resultados, a compreender em que momento se encontra; ao mesmo tempo em que reforçam a importância de o varejista se autoavaliar e não perder de vista as oportunidades de melhorias.

E você, varejista, está atento às grandes transformações do setor?

Que medidas está tomando para aproveitar todas as oportunidades de ganho de eficiência que o seu negócio pode proporcionar?

Precisa de ajuda? Nós, da Estech Engenharia, contamos com diversas soluções que podem proporcionar melhorias no ganho de eficiência do seu negócio.

 

Atendemos empresas de todos os portes. Entre em contato conosco e saiba mais!