Ter uma gestão baseada em dados é fundamental para direcionar as decisões e colaborar com o sucesso da empresa, principalmente quando se trata de margem de lucro – que retrata a saúde financeira do negócio.
Através da margem de lucro é possível calcular a lucratividade em um determinado período (geralmente mensal), uma informação relevante para o empreendedor e que permite analisar o desempenho do negócio em longo prazo.
Canal de vendas
Mas, os varejistas devem estar atentos à maneira como revisam suas margens de lucro. O mais recomendado é revisar por canal de vendas, não apenas o lucro geral.
Existem diversos canais de vendas, tanto no universo on-line (ex. sites, redes sociais, WhatsApp, e-mail marketing, entre outros) quanto no tradicional (ex. lojas, quiosques e outros estabelecimentos físicos).
Dispor de vários canais é fundamental para o sucesso do negócio. E saber revisar as margens de lucro de cada um deles, separadamente, também é importante!
Isso permite que a empresa continue vendendo nos canais mais eficientes para seus produtos; e reduza as vendas nos canais que simplesmente não estão funcionando para o negócio.
Como aumentar a margem de lucro?
O resultado da margem de lucro oferece uma visão sobre a rentabilidade do negócio e serve como base para buscar melhorias.
Nesse sentido, algumas medidas podem fazer a diferença e contribuir para aperfeiçoar pontos específicos da loja, que ajudam a melhorar a lucratividade. Confira algumas ações:
✔️Esteja atento a concorrência, isso é fundamental no setor varejista, que é extremamente competitivo.
✔️Não foque apenas no lucro, mas também em atender às necessidades do seu público-alvo para impulsionar os resultados.
✔️Faça o planejamento de custos e despesas para evitar prejuízos e manter uma boa margem de lucro.
✔️Utilize as ferramentas corretas e metodologias gerenciais adequadas. Para isso, os recursos tecnológicos são fundamentais e contribuem para otimizar as tarefas e elevar a precisão dos cálculos.
Monitoramento constante
A margem de lucro é um indicador de extrema importância para o setor varejista e deve fazer parte da gestão da empresa.
O proprietário/gestor deve estar atento a essa questão, não deixar de monitorar pontualmente para ter um panorama sobre a rentabilidade do negócio e buscar estratégias para crescer ainda mais.
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