Skip to main content

Ter uma gestão baseada em dados é fundamental para direcionar as decisões e colaborar com o sucesso da empresa, principalmente quando se trata de margem de lucro – que retrata a saúde financeira do negócio.

Através da margem de lucro é possível calcular a lucratividade em um determinado período (geralmente mensal), uma informação relevante para o empreendedor e que permite analisar o desempenho do negócio em longo prazo.

 

Canal de vendas

Mas, os varejistas devem estar atentos à maneira como revisam suas margens de lucro. O mais recomendado é revisar por canal de vendas, não apenas o lucro geral.

Existem diversos canais de vendas, tanto no universo on-line (ex. sites, redes sociais, WhatsApp, e-mail marketing, entre outros) quanto no tradicional (ex. lojas, quiosques e outros estabelecimentos físicos).

Dispor de vários canais é fundamental para o sucesso do negócio. E saber revisar as margens de lucro de cada um deles, separadamente, também é importante!

Isso permite que a empresa continue vendendo nos canais mais eficientes para seus produtos; e reduza as vendas nos canais que simplesmente não estão funcionando para o negócio.

 

Como aumentar a margem de lucro?

O resultado da margem de lucro oferece uma visão sobre a rentabilidade do negócio e serve como base para buscar melhorias.

Nesse sentido, algumas medidas podem fazer a diferença e contribuir para aperfeiçoar pontos específicos da loja, que ajudam a melhorar a lucratividade. Confira algumas ações:

✔️Esteja atento a concorrência, isso é fundamental no setor varejista, que é extremamente competitivo.

✔️Não foque apenas no lucro, mas também em atender às necessidades do seu público-alvo para impulsionar os resultados.

✔️Faça o planejamento de custos e despesas para evitar prejuízos e manter uma boa margem de lucro.

✔️Utilize as ferramentas corretas e metodologias gerenciais adequadas. Para isso, os recursos tecnológicos são fundamentais e contribuem para otimizar as tarefas e elevar a precisão dos cálculos.

 

Monitoramento constante

A margem de lucro é um indicador de extrema importância para o setor varejista e deve fazer parte da gestão da empresa.

O proprietário/gestor deve estar atento a essa questão, não deixar de monitorar pontualmente para ter um panorama sobre a rentabilidade do negócio e buscar estratégias para crescer ainda mais.

 

Nós, da Estech Engenharia, contamos com diversas soluções que podem ajudar a sua empresa. Quer saber mais? Entre em contato conosco.

 

#estechengenharia #somosovarejoeficiente #gestãooperacional #margemdelucro #canaldevendas